Para falar de Planejamento de Carreira vou dar o meu exemplo, que aprendi ao longo do tempo o quanto é importante autoconhecimento e conexões certas.
Quando precisei fazer minha escolha profissional foi muito difícil, pois não me identificava com nada. Na verdade com o que eu me identificava na época não existia na cidade em que moro e não persisti o suficiente para tornar isto meu propósito de vida. Escutei uma pergunta do tipo: “não é possível que não existe nada aqui que você goste d e fazer”. E eu comecei a acreditar que a gente se adaptava a outras profissões e que era preciso escolher o caminho possível.
Há quase vinte anos atrás segui o que a maioria fazia. Fiz cursinho por um ano e depois escolhi o que pensei que tinha a ver com meu perfil. Durante vários anos não encontrei dificuldades no mercado de trabalho. Mas não me tornei uma profissional diferente e de destaque no mercado.
Hoje sou concursada e a estabilidade criou um hiato entre o que eu realmente gosto de fazer e o que eu preciso fazer. Mas o que tenho prazer mesmo é em falar sobre o quanto é lindo fazer o que se gosta. O quanto se identificar com uma profissão e ter um propósito faz a vida ter outro significado.
E quero que todos tenham a melhor experiência de escolha profissional. É preciso ouvir nossa voz interior. É preciso sermos respeitados no momento de construção de nossa identidade e com planejamento termos consciência do que estamos escolhendo trilhar.
Isto não torna nosso caminho único. Mudanças podem e vão acontecer e está tudo bem. Mas se puder fazer uma reflexão sobre quem você é, do que gosta, quais questões de carreira estão na sua cabeça agora, o caminho pode mudar mas não será tão difícil se reencontrar.
Desejo que este espaço possa contribuir para reflexões e construção não de uma profissão e nem de uma carreira. Mas de um sujeito consciente de que o poder está nas decisões que tomamos.
Façamos uma Escolha Consciente.
